aplicativo
Como fazer empréstimo usando saldo do FGTS?
Por
Sabia que é possível usar o seu saldo do FGTS como garantia ao fazer um empréstimo? Muitos brasileiros ainda não conhecem essa opção e têm dúvidas sobre como funciona. O FGTS é uma espécie de poupança criada pelo governo para garantir mais estabilidade financeira aos trabalhadores registrados no regime CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.
A conta do FGTS fica na Caixa Econômica Federal e está vinculada ao contrato de trabalho. O empregador deve depositar 8% do salário do funcionário todos os meses e o valor pode ser resgatado em situações específicas, como em casos de demissões sem justa causa ou para a compra da casa própria, por exemplo.
Publicidade
Confira como funciona essa opção de empréstimo e como é possível contratá-la usando o saldo do FGTS. Acompanhe!.
É possível fazer empréstimo usando o FGTS como garantia?
Se você tem interesse em utilizar o FGTS para obter um empréstimo, é importante conhecer os passos necessários para realizar a contratação. A boa notícia é que isso é possível! Alguns bancos oferecem a opção de usar o FGTS como garantia na hora de solicitar crédito financeiro. Essa modalidade de crédito é uma operação de baixo risco, o que significa que proporciona taxas de juros mais baixas ao consumidor.
O empréstimo com FGTS funciona como uma linha de crédito consignado, no qual o fundo é utilizado como garantia. Para realizar a contratação, o trabalhador deve autorizar o banco a consultar seu saldo.
Se a operação for aprovada, o valor do empréstimo é depositado na conta do cliente, e o valor correspondente é bloqueado em seu FGTS. As parcelas do pagamento são debitadas diretamente da conta do cliente, e assim que o contrato for quitado, a quantia reservada no fundo é liberada novamente.
3 tipos de empréstimos com o FGTS
Conheça os três tipos de empréstimos que você pode fazer usando o FGTS:
-
Empréstimo FGTS antecipação do saque-aniversário: Nesta modalidade, o trabalhador pode antecipar o saldo do seu saque-aniversário usando o valor depositado em seu FGTS como garantia da operação. As parcelas são pagas automaticamente pelo banco que concedeu o empréstimo no primeiro dia útil do mês do saque-aniversário.
-
Empréstimo consignado: O empréstimo consignado FGTS usa o fundo como garantia de pagamento. As parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do trabalhador e, caso o valor não seja quitado, a instituição financeira pode retirar a quantia diretamente do fundo. O limite de crédito disponível não pode ultrapassar 30% do salário.
-
Empréstimo imobiliário: O FGTS pode ser usado para o financiamento imobiliário, seja na aquisição, construção, amortização ou reforma do imóvel – dentro ou fora do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). É preciso ter ao menos três anos de contribuição ao FGTS e não ser proprietário de outro imóvel residencial concluído ou em construção na mesma região.
Como baixar e usar o o FGTS para conseguir um empréstimo?
Veja como é possível utilizar o FGTS para conseguir um empréstimo de forma simples e prática. Confira o passo a passo abaixo:
-
Faça o download do aplicativo oficial FGTS na loja de aplicativos do seu smartphone e instale-o.
-
Realize o login no aplicativo, inserindo suas informações de acesso.
-
Acesse a opção “Saque-Aniversário do FGTS” no menu principal do app, leia as condições e conclua a adesão.
-
Autorize os bancos a consultarem seu saldo de FGTS, selecionando a opção “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS” no menu principal. Escolha “Empréstimo saque-aniversário”, leia os termos e condições e selecione seu banco. Confirme sua escolha e conclua a operação clicando em “Sim”.
Vai te interessar também:
Como saber se tenho direito ao bolsa família
-
Entre em contato com o banco escolhido para obter o empréstimo, simulando a operação. No caso do Banco BV, você pode fazer a simulação por meio do WhatsApp.
Com esses passos simples, você poderá utilizar o FGTS como forma de garantia para conseguir crédito. Não deixe de conferir as condições e taxas de juros oferecidas pelo banco antes de contratar o empréstimo.
Aprender a usar o FGTS para fazer o empréstimo pode ser uma excelente oportunidade de obter crédito com taxas mais atraentes. Não perca tempo e siga o nosso passo a passo para utilizar essa modalidade de crédito de forma simples e rápida! Curta o conteúdo e aproveite essa dica valiosa!.
Pingback: Carteira de trabalho digital: Como baixar e acessar o aplicativo