Como saber se tenho direito ao bolsa família?

Como saber se tenho direito ao bolsa família?

19 de abril de 2023 7 Por AppsPro

O Bolsa Família que atende milhares de brasileiros em situações de risco diversas, é uma ajuda governamental que você deve conhecer um pouco mais e saber se tem direito a receber junto com a sua família. 

 

Acompanhe este conteúdo que separamos para você para saber se você tem direito a receber este benefício.

O que é o Bolsa Família?

 

O Bolsa Família é um programa social que substitui o auxílio Brasil e o seu objetivo é assistir às famílias em situação de pobreza. 

Este programa foi instituído através de uma medida provisória e o valor a ser percebido pelas famílias é de 600 reais e inclui um valor de 150 para cada criança de até 6 anos.

O programa bolsa família atende cerca de 20 milhões de pessoas e apenas no mês de abril cerca de 113 mil famílias entraram no programa. 

Normalmente o pagamento é feito através da Caixa Econômica Federal, assim como acontecia com o auxílio Brasil.

Essa forma de pagamento leva em consideração o número final do NIS, e para saber quando irá receber o seu benefício tem que acessar o calendário completo disponibilizado através do aplicativo CAIXA Tem.

Quem tem direito a receber o bolsa família?

 

Agora que você já sabe o que é e como funciona esse programa, chegou a hora de dizer quais são as pessoas que têm direito a receber este benefício e veja se você se encaixa em alguma dessas situações.

  1. Renda para cada pessoa da família deve ser no máximo de 218 reais

  2. Tem que estar inscrito no cadastro único de pessoas com os dados atualizados e corretos

  3. família é em situação de pobreza

  4. mulher em situação de violência doméstica

Se você não possui inscrição no cadastro único de pessoas, será necessário se dirigir até uma unidade do CRAS e realizar o seu atendimento com um assistente social. Os documentos exigidos para a sua inscrição são o CPF e título de eleitor.

Mesmo que a sua família já esteja inscrita no cadastro único, é necessário fazer a atualização dos documentos todos os meses, para que sua família não deixe de receber o benefício depois o programa, de um modo automático, faz a identificação das famílias que estão incluídas no programa. Então não deixe de atualizar o sistema.

Como faço para receber?

 

Através do aplicativo auxílio Brasil e do seu login e senha já cadastrados você poderá utilizá-lo para receber o bolsa família, pois o registro ainda continua válido e você terá que acessar apenas o caixa tem através da sua poupança social digital.

Os valores dos benefícios são:

  • 142 por pessoa – benefício renda e cidadania

  • 600 por família – benefício complementar

  • 150 por criança – Primeira infância, até 6 anos

  • 50 por pessoa – benefício variável familiar

Agora que você já sabe o que é, como faz para receber o benefício, quem tem direito e quais os valores estão disponíveis, veja se você se encaixa nas situações descritas e faça o seu cadastro para não ficar sem receber a sua ajuda.

Agora não se esqueça de compartilhar este conteúdo para que mais famílias possam ser informadas sobre este Benefício.