
Como se cadastrar no bolsa família?
19 de abril de 2023Quer aprender a se cadastrar no Bolsa Família e ter direito a receber o benefício que irá ajudar a sua família? Então acompanhe este artigo que preparamos para você e saiba as informações necessárias para a sua solicitação.
Aprenda um pouco mais sobre o que é e como se cadastrar para receber.
Como funciona o Programa Bolsa Família?
O programa governamental Bolsa Família substitui o antigo auxílio Brasil do ano de 2021 e possui algumas regras novas, quer dizer, que voltaram a vigorar após as últimas eleições presidenciais.
Antes de mais nada, é preciso dizer que o login e senha que já estava cadastrado através do aplicativo CAIXA Tem continua válido para os que desejam receber o Bolsa Família e o pagamento é feito através da carteira social digital, facilitando o acesso.
Outra observação importante é que quem já estiver inscrito, junto com suas famílias, no CRAS, precisa manter os registros sempre atualizados e com as informações devidamente corretas, pois o benefício não é automático e qualquer irregularidade você poderá perdê-lo.
Como se cadastrar no bolsa família?
Antes de você fazer o cadastro no bolsa família, é imprescindível que você faça o seu cadastro único. Trata-se de um registro para as famílias de baixa renda que especifica a situação como vivem.
Embora o cadastro único tenha sido criado pelo governo federal, quem monitora todo o processo é a prefeitura de cada cidade. Em cada localidade você irá encontrar uma unidade do CRAS em que deverá iniciar o seu registro Documentos exigidos são CPF, RG, título de eleitor e um comprovante de residência.
Não se esqueça de levar a documentação de cada membro da família que será contemplado pelo programa, pois essa etapa é muito importante e é uma forma que o governo tem de saber a situação real da sua família antes de conceder o benefício.
Fazendo o pré cadastro
Antes de você realizar o seu cadastro único, caso não tenha, poderá acessar o aplicativo do cadastro único ou o site e realizar a sua pré-inscrição, desse modo você já consegue informar os dados mais importantes para o seu cadastro.
Assim que você finalizar esta primeira etapa você terá o prazo de 240 dias até comparecer há uma unidade do CRAS ou posto de atendimento do cadastro único, com todos os documentos exigidos para cada um dos membros da família e terminar de realizar a sua inscrição.
Sem a documentação você não consegue finalizar o seu cadastro. Assim que seus dados forem coletados:
-
Domicílio
-
Escolaridade
-
Família
-
Trabalho
-
Remuneração
Vai te interessar também:
Como saber se tenho direito ao bolsa família
Como se cadastrar no bolsa família
Agora basta aguardar até que seu benefício seja aprovado. Você poderá consultar através do aplicativo do cadastro único.
Então, você viu como é fácil se cadastrar para receber o benefício do bolsa família. Basta seguir todas as orientações que passamos neste artigo e não esquecer nenhum documento na hora de apresentar.
A falta de qualquer um dos comprovantes pode anular o seu processo e você terá que começar tudo de novo.
Agora se este conteúdo foi importante para você, não deixe de compartilhar com mais famílias para que outras pessoas tenham acesso a estas informações e possam receber o benefício também.